O filme 300 foi inspirado na história em quadrinhos homónima de Frank Miller, que fala sobre a batalha de termópilas que teve orçamente de aproximadamente 70 milhões de dólares e sua estreia oficial foi em 2006 mas no Brasil chegou em 2007; Neste filme mostra quão grande era a importância da união e da garra para que 300 homens podessem vencer dezenas de milhares.
O conflito foi provocado por conta que o Rei Xerxes que queria dominar o território e as pessoas de esparta mas juntamente com o Rei Leônidas ninguém aceitou. Então ai começou essa batalha, o rei Leônidas teve algumas dificuldades para entrar nessa batalha, então entrou nisso com um número de guerreiros desproporcional ao de Xerxes.
Nesse filme o diretor quis mostrar que os Gregos foram digamos os "bonzinhos" da história, por isso que a representação dos persas é mais "feia" que passa um pouco de medo com aqueles figurinos, principalmente com o Rei Xerxes; Na batalha verdadeira obviamente eles não se vestiam nem eram como o filme relata, porquê os guerreiros de Lêonidas não ficavam semi nús eles vestiam armaduras que protegiam os peitos, o diretor fez isso para que podesse chamar atenção das mulheres com o físico dos atores mas na verdade eles poderiam ser baixinhos e robustos. Xerxes não tinha aquela aparecencia, e também no filme mostra ele afeminado mas realmente eles eram símbolo da macheza.
Fontes de pesquisas:
Wikipedia
Ceticismo.net